Um dos temas que permeiam o debate político brasileiro é o de retomada das atividades econômicas por parte dos Estados e município.

No início da pandemia e atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), governadores e prefeitos dentro da competência para atuarem em política de saúde (matéria referendada pelo STF) passaram a baixar decretos de isolamento social com foco na restrição de funcionamento de diversos setores da atividade econômica.

Entre acalorados debates envolvendo as diversas esferas do Estado brasileiro, o retorno das atividades econômicas se iniciou em diversas partes do País. Contudo, persistem inúmeras dúvidas acerca de protocolos a serem seguidos, políticas a serem conduzidas e como os gestores devem atuar na conciliação entre as medidas preventivas de combate à COVID – 19 e a retomada da atividade econômica.

No vídeo abaixo, Carlos Ragazzo e G. Dolabella discutem sobre as políticas de reabertura ao redor do mundo: quais os protocolos adotados, quanto tempo as medidas de isolamento duraram e qual a perspectiva de retomada. O conteúdo enriquecedor permite conhecer a realidade e traçar uma série de ações que possibilitem o retorno gradual da economia e ao mesmo tempo se mantenham políticas preventivas de saúde pública.

https://youtu.be/Gt-RC0Gl-DA?list=PLvZdUvzfGwBq2KFoFDWMtTA5sOyHu34WN

IMAGEM: Ruas de Florianópolis ficaram cheias na manhã de 20 de abril com abertura do comércio — Foto: Diorgenes Pandini/NSC