Com o coronavírus novos hábitos de consumos foram criados. Com a decretação de situação pandêmica e um vírus que possui alta taxa de contágio, rapidamente o consumidor teve que se adaptar a novas práticas para ter acesso à produtos e serviços acelerando o consumo digital.
O padrão comportamental dos indivíduos foi modificado e a saúde, segurança e economia passaram a ser o centro das preocupações. Assim, cientes do risco de contaminação e a necessidade de isolamento social surge o comportamento digital seja para realizar compra ou vendas, seja para manter a saúde física e mental.
Ressalta-se que não apenas o consumidor modificou o padrão de comportamento, as empresas também vêm repensando a sua atuação no mercado e rapidamente buscam se inserir no meio digital.
Observa-se com o estudo que há uma tendência para que esses padrões continuem mesmo após a crise de COVID-19. Assim, as empresas devem procurar criar vantagens duradouras e reafirmar suas propostas e valores dado a mudança no padrão comportamental do consumidor que tem buscado consumir produtos mais seguros, sustentáveis e que agreguem na qualidade de vida.
Segue material desenvolvido pela McKinsey & Company:
Por Maria Elvina Lages Veras Barbosa
Graduada em Direito pelo Instituto Professor Camillo Filho (2018). Pós-graduanda em direito constitucional e administrativo pela Escola do Legislativo do Piauí. Graduanda em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí.